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quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Wolare Na Revista Sebrae

Olha que demais essa entrevista que saiu da Loja Wolare Cosméticos na revista do Sebrae, falando sobre as mudanças e evoluções da loja!

Quebrando Paradigmas: 20 pequenas empresas catarinenses mostram como é possível inovar no comércio varejista. 

Wolare Cosméticos procurou o SEBRAE para mudar o visual, mas foi muito além.

Há momentos em que procurando mudar a aparência, uma pessoa acaba por elevar sua autoestima, o que lhe proporciona aprimorar também conceitos sobre si mesma e aumentar  o autoconhecimento. O mesmo ocorre com empresas, e a participação do Programa ALI da Wolare Cosméticos, que tem sede no bairro Kobrasol, em São José, na grande Florianópolis, é um exemplo disso.

De propriedade de Livim e Wolmar Hoffman, a Wolare está no mercado desde 1987. Apesar de sempre apostar na inovação - a empresa é considerada a primeira loja de cosméticos a atuar no mercado virtual em Santa Catarina, com venda online -, depois de mais de 25 anos os sócios resolveram que queriam mudar a "cara" da loja, alterando a fachada e a disposição do espaço interno. Para isso, procuraram orientações do SEBRAE  e, assim, descobriram o Programa ALI.


O modelo de etiqueta antigo foi modificado com a implantação de nova estética da empresa, o que permitiu mais facilidade para visualização do preço pelos cliente e reforçou a identidade da marca dentro da loja.



"O Projeto Ali é de fundamental importância para nos ajudar a gerir a empresa. Nos auxiliou em toda a organização e também na formalização dos processos. Com isso, melhorou a comunicação interpessoal. Através desse suporte do SEBRAE, os pequenos negócios têm a chance de ficar ainda mais consolidados sem perder tempo rumo ao sucesso, pois caminhar pensando junto com o ALI é muito melhor do que aprender com os próprios error", consideram Livim, cuja empresa foi a única da Grande Florianópolis a chegar à semifinal do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Ali-Comércio. 
Outro ponto de inovação dos sócios e do agente Deboni foi o Cliente. O primeiro passo foi promover uma pesquisa de satisfação entre os frequentadores da loja. As respostas renderam informações valiosas para os empresários: idade média, tempo que ficam dentro da loja, onde mais fazem suas compras (concorrência) e o valor do ticket médio. Melhor ainda: dos 500 clientes que responderam à pesquisa, mais de 80% relataram estar muito satisfeitos com o atendimento e a qualidade dos produtos.

Agora, o Foco é Nos Talentos

Os dirigentes da Wolare estão sempre buscando parcerias junto aos fornecedores, visando qualificar as funcionárias para o conhecimento dos produtos e sua aplicação prática, possibilitando um atendimento personalizado. Por isso, todas as funcionárias da empresa são consultoras de beleza instruídas e com especializações nas mais diversas áreas do ramo.
Para tornar ainda mais eficaz esse sistema, Livim participou do curso de Gestão de Pessoas, também do SEBRAE, e está implementando um planejamento para remanejar talentos dentro da empresa de acordo com a aptidão pessoal de cada colaborador. Um novo processo de contratação está sendo formalizado, com entrevista, seleção, prova prática e prova escrita.       

As funcionárias também puderam conhecer a opinião coletada com os clientes da loja. "Os dados foram organizados em um PowerPoint e apresentados aos colaboradores durante uma reunião, na qual foram discutidas ideias de novos projetos baseados nas informações obtidas, que serão implementados com o tempo", planeja Livim.




Outra iniciativa foi a adoção da Ferramenta Personas, construída em parceria com a aALI e depois complementada com informações dos colaboradores. Ela é utilizada durante as reuniões de equipe para reforçar características dos principais grupos de clientes da empresa. A ferramenta também permite avaliar se as inovações planejadas se relacionam com o público-alvo pretendido.

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