Hoje, vamos aprender a usar esse instrumento que atormenta umas mulheres e são a maior paixão de outras.
Prancha, chapinha, como quiser chamar, não é brincadeira! Usada do modo errado, pode danificar os fios, deixando-os ressecados, opacos e quebradiços.
Alguns fatos:
"O uso excessivo da chapinha desidrata os cabelos. Até mesmo os aparelhos que prometem hidratar podem provocar estragos. Assim como os modelos mais comuns, eles retiram a umidade do cabelo, ou seja, fazem justamente o oposto do princípio básico da hidratação, que é levar água ao fio."
"O calor emitido pela chapinha abre a camada mais superficial do fio, chamada de cutícula, que é semelhante a escama do peixe. Depois de abertas, essas camadas deixam a água evaporar dos cabelos. Isso pode deixar as madeixas elétricas, causando o indesejável efeito frizz, além de ressecar e desbotar os fios"
O maravilhoso da atualidade é que a tecnologia nos permitiu a não ter tanto medo em relação as chapinhas, pois no mercado já existem modelos que evitam o máximo possível a desidratação e ressecamento dos fios.
Algumas dicas:
Lave os cabelos e passe um bom condicionador/hidratante. Passe um protetor térmico. Seque bem os cabelos, mesmo se a prancha que você tem, diz poder ser usada com os cabelos ainda úmidos, não faça isso. Prefira por usar um secador antes, ou esperar o cabelo secar naturalmente.
Se a sua prancha tem controle de temperatura, veja qual é a mais indicada para seu fio. Com ela já quente, separe seu cabelo em camadas e vá fazendo aos poucos. Pegue mechas finas, quanto menos você passar a prancha nos cabelos, melhor (as pranchas mais modernas, nos permite passar menos vezes no cabelo). Comece desde a raiz e vá até as pontas, utilize um pente pra ajudar a não queimar as mãos.
Caso você não tenha prática, faça com calma e tempo. Segure a prancha firme e sempre olhe no espelho pra controlar onde você encosta ela. Não deixe-a muito tempo parada em um lugar da mecha. Quando você fechar a chapinha, já puxe para baixo, assim não fica marcado e não queima tanto o cabelo.
- Se você tem o cabelo com química é normal sair um pouco de fumaça, não se apavore.
- Não é necessário deixar a temperatura da prancha no máximo, principalmente se você tem fios finos.
Bom, por que protetor térmico?
Secador, prancha, baby liss e assim via, destroem o cabelo ao passar do tempo, lógico, usando uma vez ou outra, o estrago é relativamente menor, mas quando usados com frequência, necessitam um cuidado maior e mais especifico.
Nesse momento que entra o protetor térmico, o nome já diz tudo, ele vai proteger os seus fios do calor dos elétros, mas como?
Ele faz uma película nos fios, como se enluvasse eles, assim, protegendo contra a agressão,
Nenhum comentário:
Postar um comentário